No post anterior, falamos sobre lipedema, que é uma condição que afeta um grande número de mulheres. Além do tratamento com um médico de confiança ou com um fisioterapeuta, podemos aliar o exercício físico para ajudar a melhorar a circulação, reduzir a dor e inchaço, mas também promover um melhor bem-estar geral. Aqui estão alguns exercícios recomendados para ajudar no manejo do lipedema:
Aeróbicos
- Caminhada: Fazer caminhadas diárias, mas preferencialmente em superfícies planas, ajuda a melhorar a circulação e reduzir o inchaço.
- Natação: A natação é excelente para o lipedema, pois a pressão da água ajuda a reduzir o edema enquanto proporciona um exercício de baixo impacto.
- Ciclismo: Andar de bicicleta, mas especialmente uma bicicleta ergométrica, pode ser benéfico para fortalecer as pernas sem sobrecarregá-las.
Exercícios de Força
- Levantamento de Pernas: Deite-se de costas e levante uma perna de cada vez, mantendo-a reta. Este exercício fortalece os músculos das pernas.
- Agachamentos: Fazer agachamentos com cuidado pode ajudar a fortalecer os músculos das pernas e glúteos. Comece sem pesos e, à medida que ganhar força, adicione pequenos pesos.
- Elevação de Calcanhares: Fique de pé e levante-se nas pontas dos pés, depois abaixe lentamente. Este movimento ajuda a fortalecer os músculos das panturrilhas.
Flexibilidade
- Alongamentos de Pernas: Alongar os músculos das pernas ajuda a manter a flexibilidade e pode reduzir a rigidez.
- Yoga: Praticar yoga pode melhorar a circulação, reduzir o estresse e finalmente, aumentar a flexibilidade. Poses como a “cachorro olhando para baixo” e “guerreiro” são especialmente úteis.
- Pilates: Pilates ajuda a fortalecer o núcleo assim como melhorar a postura, o que pode ser benéfico para pessoas com lipedema.
Exercícios na Água
- Hidroginástica: Participar de aulas de hidroginástica pode ser uma ótima maneira de fazer exercícios aeróbicos e de resistência em um ambiente de baixo impacto.
- Caminhada na Água: Caminhar em uma piscina proporciona resistência extra, ajudando a fortalecer os músculos sem estressar as articulações.
Hoje apresento algumas variações de agachamento para serem inseridos na sua rotina de treinos, variar pode ajudar a não desanimar! Vamos lá?!
1 – Agachamento afundo
Mantenha os pés alinhados à linha do quadril. Dê um passo grande para trás, de forma que quando for flexionar joelhos eles não ultrapassem a linha do pé da frente. O pé de trás não deve encostar o calcanhar no chão. Mantenha o tronco ereto e, durante o movimento, o joelho de trás quase deve tocar no chão.
2 – Agachamento isométrico
Com os braços estendidos à frente, posicione os pés na mesma largura dos ombros, agache até que o ângulo do joelho seja de 90 graus e mantenha a posição o tempo recomendado. Volte para a posição inicial.
3 – Agachamento sumô
É feito com as pernas bem afastadas, pés levemente apontados para fora, tronco ereto.
4 – Agachamento com salto
Também chamado de pliometria, é um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos, que envolvem um alongamento da musculatura, seguido de uma rápida contração (fase concêntrica)
Nota Importante
Consulte sempre um médico ou fisioterapeuta antes de iniciar qualquer novo regime de exercícios, especialmente se você tiver lipedema, para garantir que os exercícios escolhidos sejam seguros e eficazes para a sua condição específica.
Tem alguma dúvida sobre esse treino? Então mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! Aliás, você também pode acompanhar alguns outros treinos dele em seu Instagram @raphael.fiorentino.costa
O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino