Hoje em dia, uma modalidade que está em vários estúdios e academias é a aula de circo. Uma excelente opção para quem quer fazer exercícios se divertindo! Quem nunca foi a um espetáculo e imaginou como era fazer uma sessão no trapézio? Ou então ter a flexibilidade de uma boneca de pano? Pois é, hoje em dia esse sonho está bem próximo de se realizar. E ainda conferindo inúmeros benefícios à saúde!
Para quem acha muito monótono aquele treino tradicional de musculação, a aula de circo tem uma eficácia muito parecida, e muito mais dinâmica! Ao trabalhar com o próprio peso do corpo, os exercícios se tornam mais complexos, e o resultado pode ser ainda melhor. Vale lembrar que uma atividade pode ser complementada com a outra, sem problemas.
O ganho é vasto, passando por aumento da flexibilidade, resistência e força e aumento da coordenação motora, tudo isso culminando num bom gasto calórico, perdendo gordura e ganhando massa magra. E o mais importante é que não há restrição de idade, pois existem várias possibilidades e intensidades, abrangendo de crianças a idosos.
Das variações encontradas nas aulas, temos as acrobacias aéreas (tecido, lira e trapézio), as acrobacias de solo (números de equilíbrio, em conjunto, pirâmides etc.), as chamadas acrobacias de mola, usando normalmente camas elásticas e trampolins, e os malabarismos (bolas, pinos etc.).
Uma coisa bem legal das aulas de circo é sua dinâmica: há necessidade de uma espécie de “atuação” por parte do praticante, pois os exercícios em grande parte envolvem performances, flertando com uma apresentação teatral, o que nenhuma outra atividade física proporciona. Isso acaba estimulando a criatividade, técnicas de improvisação etc.
Portanto, está aí mais uma atividade legal e eficiente para ser feita! Procure um local especializado nisso e vamos treinar!
Se você tiver alguma dúvida, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde!
O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.