Bolo de casamento

Tradicionalmente, o bolo deve ser cortado pelos dois noivos. Ambos seguram a faca e cortam a primeira fatia, sendo a noiva a primeira a experimentar e depois o noivo. Os convidados então recebem uma fatia dessa sobremesa de honra.

Essa é também a hora do brinde com champanhe, que irá celebrar a união. Por isso, o momento em que os noivos são chamados para cortar o bolo é um dos mais especiais e marcantes da festa.

A tradição de oferecer bolos em datas especiais é antiga, e sua origem mais provável vem do uso do trigo, ingrediente principal da massa, que é também símbolo de prosperidade e fertilidade, tornando-se um verdadeiro amuleto de sorte para o casal.

Durante a Idade Média, era costume que os convidados levassem pequenos bolos para os noivos. Cada um dos bolos era colocado sobre o outro, para que os noivos tentassem se beijar sobre eles sem derrubá-los para dar sorte. Dessa forma curiosa surgiram os bolos de noiva em andares.

Finalmente, no séc. XVII, na culinária francesa, surgiram os bolos de casamento mais parecidos com os que conhecemos atualmente: diversas camadas, recheios elaborados, ricas decorações e outros ornamentos.

E até hoje é mantido o ritual de dividi-lo entre familiares e amigos, compartilhando a alegria da nova aliança entre famílias e desejando boa sorte aos recém-casados.

 

fiorentino_comportamento_bolo_de_casamento-01

fiorentino_comportamento_bolo_de_casamento-02

fiorentino_comportamento_bolo_de_casamento-03

fiorentino_comportamento_bolo_de_casamento-04

fiorentino_comportamento_bolo_de_casamento-05

fiorentino_comportamento_bolo_de_casamento-06

Comentários

  1. eloyse 29 de janeiro de 2014 at 20:12
    Responder

    show quando eu me casar vou ter um assim….AMEI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *