Hoje a dica é para quem não gosta muito de correr, precisa perder calorias e ainda gosta de uma bela vista de morros e natureza! Quando digo montanha, me refiro a morros, estradas de terra e vales. Não necessariamente uma enorme e infinita montanha, apenas um lugar onde tenha outros atrativos e que motive mais a prática da atividade, principalmente para quem quer começar.
A ideia é simples: estimular de forma eficaz diferentes músculos do corpo e trabalhar intensamente o fôlego sem precisar correr, diminuindo assim o impacto sobre as articulações (o que torna a atividade adequada pra uma variedade maior de pessoas), sem se preocupar com volumes, intensidades e intervalos!
Porém, são muito importantes alguns cuidados específicos, como a escolha do calçado: ele deve ter um solado apropriado, com maior efeito antiderrapante. Outras dicas importantes para a prática:
- Parece besteira, mas a primeira coisa a fazer antes de se programar a atividade é consultar a previsão do tempo. Obviamente, em tempo de chuva, deve-se evitá-la.
- Tente ir sempre acompanhado.
- Hidrate-se sempre, mesmo sem sentir sede. Planeje-se pra sempre ter uma garrafinha à mão.
- Alimente-se bem antes. Dependendo do tempo de atividade, durante também!
Pra quem mora em São Paulo, vou dar a dica de um local muito interessante para esse exercício: a Aldeia da Serra, localizada em Barueri. Fica a 35 km da capital.
Tome esses cuidados e curta sua caminhada!
Escrito por Raphel Fiorentino. – O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor.