Depois de ter em mente como se manter estilosa e aquecida no inverno, chegou a hora de entender como escolher o tricot certo para fazer parte do seu guarda-roupa! O mais importante na hora de fazer qualquer compra é entender seu objetivo.
Se a ideia é comprar uma peça de tricot mais leve e que vai ficar contato direto com sua pele, priorize buscar na etiqueta no mínimo 50% de fibras naturais ou artificiais (algodão, viscose, lã, cashmere), assim a pele respira e ele vai se tornar mais confortável.
Peças com fibras naturais são ótimas opções para dias mais amenos, pois mantêm o conforto térmico e não te esquentam quando você se expõe ao sol, como seria o caso de uma peça 100% acrílico, por exemplo.
Se o objetivo é algo mais pesado, para aquecer, como um cardigan ou aqueles tricots que serão usados por cima de uma camiseta ou segunda pele você pode optar por fibras sintéticas (acrílico, poliamida, poliéster).
Também é importante se atentar ao tipo de ponto e a espessura do tricot, quanto mais fechadinho o ponto e mais grossa a trama, mais chances de manter a temperatura corporal.
Um bom tricot é aquele que vai durar no seu guarda-roupa e fazer bem o seu papel conforme o objetivo que você definiu.
Dica para vida: Olhe a etiqueta e, se for comprar online, observe a descrição do produto!
Cuidado com as pegadinhas, pode acontecer do nome da peça ser “blusa de lã” e a descrição mostrar que a composição é 100% acrílico. Acrílico é uma fibra artificial (mais barata) enquanto lã é uma fibra natural (mais cara).
Se você tem dificuldade nesse assunto, entenda um pouco mais sobre tecidos e fibras.
Como cuidar do seu tricot?
Observe sempre as instruções de lavagem na etiqueta, alguns tricots não permitem o uso de água, se for o caso do seu, opte pela lavagem a seco de acordo com as instruções da peça.
Caso a etiqueta indique que você pode lavar com água, faça sempre individualmente, de preferência a mão, com água em temperatura ambiente e sabão líquido.
Se houver apenas uma mancha localizada, experimente esfregar uma escova com cerdas delicadas (pode até ser uma escova de dentes). Use um pouco de água e sabão neutro e enxágue apenas o local da mancha, assim você evita lavar a peça toda sem necessidade.
Nunca torça seu tricot, retire o excesso de umidade enrolando em uma toalha e deixe secar na horizontal (sem pendurar) e a sombra.
O armazenamento também é importante: mantenha suas peças dobradas, colocar no cabide pode acabar deformando ou cedendo seu tricot.
Abra o guarda-roupa de tempos em tempos para evitar mofo e mau cheiro. Uma ótima dica é comprar anti-mofo e manter sempre no armário.
Como tirar as bolinhas do tricot?
Papa bolinhas é uma ótima opção. É um aparelho elétrico que faz o trabalho sozinho de forma fácil e você encontra com valores variados no mercado.
Outra opção é retirar as bolinhas com cuidado usando uma lâmina de barbear antiga. É super prático e você consegue fazer sem gastar nada!
E aí, já sabe como escolher o seu tricot agora, né? Quer saber mais dicas? Me acompanhe no Instagram.
Erros básicos que mostram a falta de revisão do texto.
Refere que algodão é fio artificial,
Refere que acrílico é fio natural e no próximo parágrafo que é fio sintético. Tá ótimo.
?O que é TRICO FRENCH – 100% POLIESTER