A maneira mais comum que as pessoas buscam para tentar perder peso é apenas fazer dieta, contando com um déficit calórico ao final do dia. Isso funciona até certo ponto. Porém, quando nosso corpo se acostuma com o estilo da dieta seguida, a perda de peso desacelera. Daí pra frente, ou se diminui mais ainda o consumo calórico diário, ou não se emagrece mais. Isso é ruim em vários aspectos, pois o corpo precisa de energia, precisa de massa muscular para ser saudável. Por isso, o mais correto sempre é aliar a dieta com atividade física. Mesmo assim, emagrecer sempre é um fato inconstante, e muitas vezes um processo mais lento do que gostaríamos. Cada corpo reage de uma maneira diferente. Portanto, é seu dever prestar atenção em você e nas suas peculiaridades.
Aí você muda tudo e mesmo assim seu corpo dá aquela estagnada depois de um tempo; não emagrece mais. Talvez você esteja cometendo alguns dos erros abaixo.
Não dar sequência nos treinos: isso é muito comum pra quem não gosta muito de treino. Começa, para, vai e volta. O corpo precisa de sequência. Não exija demais de você. Se está cansado ou com preguiça, não precisa se matar no treino, mas dê algum estímulo para o seu metabolismo continuar ativo!
Fazer somente exercícios aeróbicos: é um mito pensar que apenas exercícios aeróbicos ajudam a emagrecer. O gasto calórico pode ser tão grande ou maior num treino bem feito de musculação, circuito, funcional…
Apenas exercícios longos queimam gordura: durante muito tempo acreditou-se que, quanto mais tempo se exercitava, maior era o emagrecimento. Porém, hoje se sabe que estímulos diferentes e mais intensos, mesmo mais curtos, causam um efeito ótimo no corpo.
Perder musculatura: com o emagrecimento, junto com a perda de gordura, inevitavelmente ocorre perda de massa muscular, principalmente se a dieta é muito restritiva. Se não fizer musculação, pior ainda. Resultado – flacidez, apesar da perda de peso. É importante destacar que, quanto mais musculatura no corpo, mais energia nosso organismo gasta por dia, resultando em mais queima de gordura!
Fazer sempre o mesmo treino: tem gente que gosta muito de uma modalidade especifica. Musculação, corrida, natação, ciclismo e por aí vai. Porém, às vezes a coisa fica fácil demais. Aumentar peso, intensidades e distância para mudar o estímulo é importante. Mesclar as atividades também pode ser uma boa.
Alimentação: “treinar pra poder comer” é uma frase comum no meio da atividade física. Até certo ponto não está totalmente errado, mas isso varia de pessoa pra pessoa. Lembre-se que as calorias queimadas durante o dia precisam ser maiores que as consumidas. Ou seja, treinar e comer à vontade está errado! Dieta não é só comer menos ou deixar de comer frituras e açúcares. Pesquise sobre isso, vá atrás. Procure uma nutricionista e reveja seus conceitos!
Se você tiver alguma dúvida, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! Você pode acompanhar alguns outros treinos dele em seu Instagram @raphael.fiorentino.costa
O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.
Amei o texto, as dicas! Parabéns por esclarecer de forma leve e simples alguns erros fatais que cometemos! ??