Visitar bebês

Em virtude da maternidade, e ainda, de trigêmeos, muitas pessoas me perguntavam qual é o comportamento adequado e as dicas básicas ao visitar bebês na casa de um conhecido. O que fazer, pegar ou não a criança… Enfim, para evitar constrangimentos, selecionei algumas regrinhas básicas para dúvidas do dia a dia.

 

1 – Evite visitar a mamãe nos primeiro dias, se você não for um parente ou amigo muito próximo. Até porque, independentemente  do modo escolhido para o parto (cesariana ou natural), é necessário repouso. Em caso de visitas ainda no hospital, seja breve. Não demore mais do que 20 minutos. Na casa dos pais recomenda-se também uma visita rápida, no máximo 30 minutos.

2 – Não é recomendado pegar o bebê na primeira visita. O visitante pode ficar tenso, com medo de algo acontecer por conta da delicadeza do bebezinho. Portanto, pegue somente se a mãe oferecer.

3 – Assim que chegar ao quarto de hospital ou na casa do bebê, peça para lavar as mãos. Mesmo que não vá pegá-lo no colo, isto é sinal de educação.

4 – Evite pegar na mãozinha da criança porque os bebês levam a mão à boca constantemente.

5 – Tome cuidado com os odores muito fortes. Não use um perfume forte demais e procure também não fumar antes da visita.

 

MAIS CUIDADOS

6 – Se estiver resfriado, espere melhorar e depois faça a visita.

7 –  Não use o flash da câmera fotográfica ao registrar a visita. A luz pode causar desconforto à criança ou despertá-la, caso esteja dormindo.

8 – Se você optar em visitá-los em casa, é recomendável esperar pelo menos um mês após o nascimento da criança. Avise com antecedência.

9 – Fale baixo sempre e desligue o celular. Ou pelo menos coloque o aparelho para vibrar.

10 – Se você não for alguém muito próximo da família, não tire fotos da nova mamãe deitada na cama do hospital.

 

Conhece outras dicas na hora de visitar bebês? Deixe nos comentários!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *