Ultimamente a prática de exercícios físicos tem sido altamente recomendada por médicos e psicólogos. Provavelmente você já ouviu falar sobre pessoas que melhoraram da depressão e ansiedade após iniciar a prática de atividade física, certo?
Segundo pesquisas científicas, a prática de atividade física pode MELHORAR SEU HUMOR, proporcionando sensação de bem-estar e relaxamento, através da liberação de substâncias químicas cerebrais. Pode ser difícil começar, mas após finalizar um treino, instantaneamente você se sentirá melhor. Praticar uma atividade também pode ajudar no desenvolvimento social, muitas atividades são grupais o que proporciona interação e aumento do círculo social.
Outro benefício é a MELHORA NA CONCENTRAÇÃO, alguns transtornos mentais têm como sintoma a falta ou dificuldade de concentração. A atividade física proporciona melhora nas habilidades mentais, melhorando o pensamento crítico e consequentemente o aprendizado, é um grande aliado para memória também!
Estudos realizados na Universidade de Illinois (EUA) por um grupo de Neurocientistas, atesta que alunos que praticam exercícios físicos também apresentam um melhor desempenho nas atividades escolares.
Além destes benefícios, a atividade física pode REDUZIR ESTRESSE E AJUDAR NO PROCESSO TERAPÊUTICO PARA O TRATAMENTO DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO.
Ter a mente e corpo ativos pode reduzir os níveis de estressores diários, através do aumento dos níveis de produção de endorfina.
Uma boa notícia aos que chegam em consultório com problemas de insônia, já foi comprovado que praticar atividade física pode MELHORAR A QUALIDADE DO SONO. Fique atento para o horário da prática, algumas pessoas ficam extremamente alertas após a prática, neste caso é legal ter a orientação de um profissional para adequar o treino e moldá-lo no dia a dia.
Para finalizar, praticar uma atividade física e fazer terapia pode ser a chave para melhora da autoestima e processo de autocuidado, aliado a isto, temos o ganho em termos de saúde com a recuperação ou prevenção de doenças, manter o peso saudável é uma das recomendações da OMS e da CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doença).
Tem alguma dúvida sobre esse post, então mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde!
O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.