Exercício Físico e Tensão Pré-Menstrual

A atividade física é um fator de contribuição positiva em diversos aspectos, um número considerável de doenças como: Hipertensão, diabetes, colesterol, depressão etc., podem se beneficiar da inserção da prática como contribuição no tratamento, hoje falaremos de um problema que atinge uma porcentagem relativamente grande das mulheres, vamos falar sobre TPM ou TDPM e as contribuições do exercício físico para redução dos sintomas.

 

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) ou TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, forma mais grave da síndrome) inclui um combinado de sintomas físicos, cognitivos e comportamentais que impactam negativamente nas atividades diárias, geralmente seu início ocorre em torno de duas semanas antes da menstruação e termina após o início do fluxo.

 

 Alguns estudos sugerem que a prática de atividades físicas pode contribuir positivamente para redução dos sintomas deste período, em conjunto com este processo, é importante lembrar o papel fundamental de uma alimentação balanceada para potencializar ainda mais os resultados.

 

Em relação às causas, a TPM tem etiopatogênese indefinida, pode-se considerar este aspecto devido ao seu caráter multifatorial, em relação aos variados tipos de tratamento, os mais eficientes incluem mudança no estilo de vida e a inserção da atividade física, nos casos mais graves (TDPM) por vezes é necessário um auxílio medicamentoso.

 

 

Neste período do mês, é difícil achar ânimo e pensar em realizar qualquer tipo de atividade, a energia fica mais baixa e o cansaço mais evidente, mas ao se exercitar existe uma melhora da circulação sanguínea, o que pode aliviar as temidas cólicas, ele também é responsável por amenizar o inchaço do corpo e reduzir a sensação de desânimo e tristeza, sintomas muito comuns neste período, tudo isto acontece devido a liberação da endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

 

Uma boa estratégia é conhecer como seu corpo funciona durante seu ciclo menstrual e regula a agenda de treinos para que seja mais adequada, aproveite o período de maior disposição do ciclo e invista nas atividades mais intensas, uma boa aposta seria o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) e os anaeróbios, neste momento vale a pena potencializar os treinos e aumentar as cargas. Quando sentir que a TPM/TDPM se aproxima, reduza a intensidade dos treinos e aposte em atividades mais leves, como caminhada, pilates, hidroginástica ou natação, o importante é não ficar sem se exercitar!

 

 

Tem alguma dúvida sobre esse post “Exercício Físico e Tensão Pré-Menstrual”?  Então mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! Aliás, você também pode acompanhar alguns outros treinos dele em seu Instagram @raphael.fiorentino.costa

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *