Este mês vou contar para vocês a história de grandes mulheres que fizeram a diferença e mudaram o rumo da moda mundial.
Coco Chanel
A estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel (1883-1971) trouxe uma revolução ao mundo da moda.
Na década de 1920 revolucionou o guarda-roupa feminino e permitiu que as mulheres usassem calças, o que antes era permitido somente aos homens.
Uma das suas criações mais famosas foi o vestido “pretinho básico”, que poderia ser combinado com seu também famoso casaco de tweed e o colar de pérolas. Ela dizia que esse vestido de corte reto e cor preta conferia elegância em qualquer situação.
Também são dela as bolsas a tiracolo de matelassé e alças de corrente, práticas e desejadas até hoje.
Outros clássicos criados por ela foram: vestidos chemisiers soltos, cardigãs bem amplos, peças em jersey e os queridinhos twin-sets.
E claro, o icônico perfume Chanel nº 5, o mais vendido em todo o mundo até os dias de hoje.
“Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora só porque é primavera.”
Diane Von Furstenberg
A estilista belga, mas naturalizada norte-americana marcou a história da moda quando lançou o vestido-envelope, há mais de 40 anos. Diane queria criar uma peça pratica e que valorizasse as curvas das mulheres.
Este vestido valoriza tanto a silhueta feminina que sua modelagem já foi copiada inúmeras vezes por muitas marcas do mundo inteiro.
Elsa Schiaparelli
Schiap, como era conhecida em Paris, foi uma estilista italiana de coração francês. Teve seu auge na década de 1930.
Para ela, que criava verdadeiras obras de luxo, a moda era arte. Sua roupa era feita para destacar a mulher e impressionar os olhos de quem as via.
Trabalhou com o artista Salvador Dalí em várias de suas criações, como a bolsa em forma de telefone, o chapéu-sapato, o famoso vestido decorado com uma grande lagosta, o tailleur com vários bolsos em formatos de gaveta.
Mas uma de suas maiores criações foi o lindo tom de rosa choque, que ela chamou de “shocking”.
Te acho um máximo ,mas seria legal se citasse zuzul Angel tbm!
bjo.