O surgimento de novas matérias-primas ecofriendly está diretamente ligado ao aumento do consumo consciente. Quanto maior a exigência dos consumidores, maior investimento na criação de produtos ecologicamente corretos e menor pode vir a ser o custo para o consumidor.
Várias grifes já criaram peças amigas da natureza. Não tem nada melhor do que consumir algo que não faz mal ao planeta, não é?! O caso da Levi’s, por exemplo, produziu uma calça jeans com oito garrafas plásticas. A coleção inteira usará 3,5 milhões de garrafas em sua reciclagem e tem peças tanto masculinas quanto femininas.
É a prova que não é preciso sacrificar qualidade, conforto e estilo para ser sustentável!
Quer ter um guarda-roupa amigo da natureza? Veja as dicas abaixo.
GUARDA-ROUPA VERDE
1. Planeje antes de comprar
Nada de compra por impulso. Você gasta dinheiro, perde espaço no armário e causa impacto ambiental pela fabricação e transporte das mercadorias.
2. Evite a lavagem a seco
Máquinas de lavar a seco usam tetracloroetileno, substância cancerígena. Procure o wet cleaning ou CO2 líquido. Muitas peças que antes eram lavadas a seco já podem ser lavadas à mão, especialmente de seda, lã e linho; olhe a etiqueta.
3. Lave bem
Para economizar energia, água e sabão, junte bastante roupa antes de ligar a máquina. Escolha sabão e tira-manchas biodegradáveis e livres de fosfato. Ao comprar lavadora e ferro, verifique se o produto tem o selo Procel de Economia de Energia Elétrica.
4. Diga sim aos brechós
E a bazares, feirinhas e até trocas entre amigas: são ótimas pedidas.
5. Vista orgânicos com selo
Prefira sempre as roupas confeccionadas com tecidos orgânicos que possuam selo de autenticação.
6. Encontre nova utilidade
Reinvente o uso de roupas e acessórios antigos. Seu armário guarda peças com potencial fashion. Para ajustes, vá à costureira. Doe o que não usa mais.
7. Escolha roupas “éticas”
Várias empresas aumentam os lucros com práticas ilegais e antiéticas, como o subemprego. Saiba como atuam os fabricantes de suas roupas. Valorize os que respeitam o meio ambiente e a sociedade.
8. Invista em peças artesanais
Apóie iniciativas de artesãos que criam com base em reciclados.
Fontes: Portal TreeHugger [www.treehugger.com] e Instituto Akatu [www.akatu.org.br]. Veja também o Manual de Etiqueta do Planeta Sustentável [http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/cartilha/]