Nos últimos anos, tem se destacado a importância não só da atividade física em si, mas de mudar para hábitos saudáveis. Através de pesquisas, constatou-se que, se o indivíduo cria esses hábitos desde jovem, irá levá-los para o resto da vida, além de ter um dia a dia mais saudável num âmbito geral.
Vamos citar como exemplo a obesidade: cerca de 80% dos obesos adultos foram obesos quando crianças! Estudos apontam que essa grande porcentagem deve-se mais à falta de atividade física do que à má alimentação ou superalimentação. E não estamos falando de se superar cada vez mais num exercício, mas de sair do sedentarismo e mexer o corpo, pelo menos 50 minutos, 3 vezes por semana.
A própria escola, onde o objetivo é criar cidadãos de bem e conscientes, na maioria das vezes não dá a atenção necessária a isso, muitas vezes diminuindo a Educação Física como uma diversão, um lazer em horário de estudo, e não uma educação propriamente dita.
Há outros inúmeros malefícios que o sedentarismo causa ao jovem, como:
- Pior qualidade no sono e dificuldade para dormir.
- Menor poder de concentração.
- Autoestima baixa.
- Comportamento antissocial.
Portanto, se você ainda acha que atividade física não dá para ser prioridade tendo em vista a rotina que todos levamos, é melhor você rever seus conceitos. Cuide da sua saúde e da dos seus filhos.