Antes de falar de moda sustentável, vamos entender o que é sustentabilidade, ou seja, a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Sendo assim, seu desenvolvimento tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas.
Tripé da Sustentabilidade
É baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça.
- Social: Engloba as pessoas, bem como suas condições de vida.
- Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados.
- Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e semelhantemente o consumo de bens e serviços.
Moda sustentável
A forma com que os produtos são consumidos são a chave da mudança por uma moda mais sustentável. Aliás, o consumo excessivo das pessoas traz um preço oculto para o meio ambiente e para os trabalhadores da cadeia de produção. Quanto mais as pessoas querem consumir, mais se demanda trabalho extra para produção em massa dos produtos. Portanto, é uma responsabilidade de todos.
A relação entre moda e sustentabilidade visa, além de minimizar o impacto ambiental, ser responsavelmente ético em toda sua cadeia de produção
A responsabilidade de um consumo consciente é tanto da confecção quanto do consumidor. Por isso a transparência da marca em comunicar de onde as roupas vieram, quem as fabricou e em que condições é cada vez mais importante. Para que assim o seu consumidor possa fazer escolhas cada vez mais sustentáveis.
A roupa mais sustentável é aquela que já existe
Por isso que garimpar em brechós virou uma alternativa para fazer a economia girar de um jeito consciente. Assim como os sites de aluguel de roupas e acessórios, e as oficinas de roupas, para as que você já tem no armário.
Marcas que comunicam seu processo de produção demonstram que o valorizam e como consequência atraem consumidores que adotam este estilo de vida.
Além de utilizar o tripé da sustentabilidade, a confecção deve produzir peças em que o design e funcionalidade favoreçam o uso duradouro.
O resgate às técnicas de costura manuais e outras práticas artesanais, além de agregar valor às essas peças, afirmam a identidade cultural de cada região.
Este look veio de um brechó, acredita?
Como construir um ciclo produtivo sustentável:
- investimento em matéria prima sustentável
- uso eficiente de água (use água de reuso)
- adequação à força de trabalho
- reciclagem de resíduos
Slow fashion
É um movimento que visa resgatar o valor das roupas e evitar o descarte e o consumismo. Ele preza a qualidade ao invés da quantidade.
Esse termo surgiu no começo dos anos 2000 e tem como proposta ter menos roupas nos armários. Somente peças que realmente valem a pena usar e reaproveitar.
Eco friendly
Neste contexto, é o público da moda sustentável e são pessoas bem conscientes dos seus hábitos de consumo. São bem críticos pois, valorizam muito além da modelagem e beleza de um produto
Para eles, o mais importante é o respeito à ética e sua relação com a natureza e com as pessoas.
Gostou? Então siga o Instagram da Isabella Fiorentino para mais dicas.
Eu preocupo com meio ambiente eu faço reuso de água da máquina guardo pra lava quintal e guardo água de chuva também numa caixa bem fechada coloco água sanitária, mesma coisa com alimentos a sobra sempre guardo recipiente bem fechado na geladeira e uma coisa faço outra evito desperdício