Entenda porque as muscle tees estão fazendo tanto sucesso e a história por trás disso
A história das ombreiras e o empoderamento feminino
As ombreiras são pequenas almofadas que se colocam no interior de jaquetas, blazers, casacos, blusas, camisetas. Por realçarem a zona dos ombros, elas são ideais para quem tem quadris mais largos e deseja uma silhueta mais equilibrada. Mas todas as mulheres podem usar!
Quem primeiro colocou as ombreiras na moda foi a estilista super vanguardista Elsa Schiaparelli, nos anos 1930, em um período de crise, a Grande Depressão.
Em 1940, no pós-guerra, ano em que as mulheres tiveram que arregaçar as mangas e entrar no mercado de trabalho, as ombreiras ganharam mais força nas peças femininas.
Simbolicamente, os ombros representam a capacidade de suportar peso, assumir responsabilidades. Sob essa perspectiva, vemos que as ombreiras voltam à moda feminina em momentos históricos.
Já a década de 1980, época em que as ombreiras mais fizeram sucesso na moda, foi um período em que as mulheres começaram a competir com os homens no mercado de trabalho. Com essa peça, parecemos mais fortes, menos “sexo frágil”. Psicologicamente ela confere mais segurança e estrutura para enfrentarmos momentos difíceis e crises, como este período em que estamos vivendo.
E, como a moda é muito inteligente – há muito se sabe que o que vestimos afeta diretamente nosso lado psicológico e emocional –, peças como essa surgem e ressurgem como uma forma de compensação, criando volumes artificiais em nossa estética a fim de tentar recuperar as perdas que estamos tendo em nosso dia a dia.
Assim, mais do que uma adereço de moda dos anos 1980, as ombreiras são uma tendência de comportamento das mulheres dessa época. Mulheres que quebraram regras e padrões. Mulheres que começaram a assumir cargos importantes em empresas, executivas que lideravam uma companhia inteira pela primeira vez.
Pela comunicação não verbal, a mulher vestida com uma peça com ombreiras transmite segurança, autoridade e responsabilidade.
Por isso a moda dos anos 1980 de volumes nos ombros já vinha fazendo tanto sucesso de uns anos para cá, e agora, em 2020, com a “febre” das muscle tees, entendemos o tamanho da relevância das peças com ombreiras, não só como uma tendência de moda, mas como uma tendência de comportamento feminino.
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