Você é uma pessoa que gosta de correr? Se vai a parques, na rua do seu bairro ou em qualquer outro lugar, você consegue obter uma maior variação no percurso a ser percorrido. Isso lhe trará uma evolução muito maior na atividade, pois, treinando em percursos diferentes, trabalha-se musculaturas diferentes, e articulações, ligamentos e tendões são fortalecidos, o que é sempre importante na hora de evitar uma lesão.
Fugir da monotonia do asfalto variando percursos e locais é uma boa alternativa para que, aos poucos, o corpo e a cabeça sintam novamente o prazer da corrida. Sugestão: programe treinos nas subidas, experimente estradas de terra, busque novos e agradáveis caminhos.
Pelo fato de correr em terreno irregular, você também trabalha a propriocepção muscular (a percepção do próprio corpo), melhorando a postura e o equilíbrio. E mais: apura o senso de atenção, já que o trajeto, a intensidade e o ritmo da corrida variam o tempo todo.
Na hora de se aventurar por paisagens mais rústicas, no entanto, procure usar tênis próprio para terra, vista-se de maneira leve e confortável e não esqueça a hidratação. Opte ainda por um horário do dia com boa visibilidade.
Treinar alternando locais e percursos é motivador e ajuda a ampliar habilidades como força, resistência e agilidade.