Sempre digo nos posts que a dieta é uma aliada inevitável e fundamental para auxiliar nos ganhos nos treinos, tanto na parte de massa muscular – manutenção ou ganho – quanto na parte de perda de peso.
Porém, algumas pessoas tendem a ter maior dificuldade quando falamos de aliar o treino a dieta. Pessoas sedentárias há muito tempo tendem a ter mais preguiça e falta de vontade de começar tudo do zero, de uma vez só. Ou até mesmo pessoas que estão muito acima do peso, e precisam de uma motivação rápida para depois manter tudo certinho, tanto dieta quanto o treino em si.
A dica é simples: corrida. Sempre intervalada. Treinos curtos, três vezes por semana, durante um mês. Os resultados variam, mas a é possível chegar a perder até 3 kg. Claro que os treinos podem ser mantidos por mais tempo. Lembre-se que perder peso é uma conta matemática: se ingerir mais do que gastar, engorda. O contrário também é válido, e é aí que você emagrece!
Os treinos devem ser mais curtos, para permitir uma intensidade maior. Se o treino for muito longo, a tendência é manter uma frequência cardíaca (FC) moderada, e não alta como queremos para esse objetivo.
A parte principal não deve passar de 20-25 minutos, sendo que sempre antes do treino deve-se aquecer em torno de 10 minutos, bem leve. Para os iniciantes, uma caminhada basta. Os tempos podem variar na parte principal – por exemplo: 1 minuto correndo forte com 1 minuto caminhando no intervalo. Nesse caso, o ciclo dura 2 minutos; para somar pelo menos 20 minutos do total do treino, deve-se repetir essa série 10 vezes. Outras variações interessantes são: 2’x 1’, 2’x 2’, 3’x 1’ ou até 3’x 2’. Mais que isso já se perde a intensidade desejada. Ao final do treino, sugiro uma volta à calma de pelo menos 5 minutos caminhando devagar. Colocar subidas no meio do percurso, se fizer na rua, é uma ótima pedida também, pois, além de aumentar mais ainda a FC, estimula uma musculatura diferente, ajudando a gastar mais energia. Se fizer na esteira, fica ainda mais fácil de controlar essas subidas, colocando inclinação no meio do caminho.
Esse tipo de treino acelera bastante o metabolismo, segredo fundamental para manutenção e perda de peso!
Uma ótima opção para ajudar nessa rotina é incluir em outras duas vezes na semana um fortalecimento muscular. Como já citei diversas vezes aqui, ganhar massa magra é também um fator fundamental para a aceleração do metabolismo.
Controlar a ingestão de calorias é importante – não ingira mais do que está acostumada. Qualquer dúvida e só perguntar nos comentários, que ajudaremos na medida do possível!
Se você tiver alguma dúvida, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde!
O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.
Substituir a corrida por bicicleta , como seria o treino ? Obrigada
Olá Rapha. Me chamo Mariana estou pesando 63 kg e meço 1,55 preciso perder as gorduras localizadas e diminuir as medidas do braço. Pode me ajudar? Nao sou de comer besteiras mas nao resisto a uma pipoca com manteiga feita na panela. Essa semana ainda nao fiz… Me ajuda vai…
Grande beijo
Mariana
Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.
a equipe esta de parabens, recomendo.
vou compartilhar no facebook.
Olá Raphael tenho 22 anos e minha massa é de 46 kg, não consigo aceitar isso, pelo fato de ter essa idade e ser tãooooo magra. Mas também não consigo engordar porque minha alimentação não é nada saudável, isso porque as vezes eu nem como nada, tipo passo o dia com qualquer besteira. Qual sua opinião sobre isso, o que eu devo fazer para conseguir ganhar um pouquinho de peso? Beijos!!