Geralmente as pessoas relacionam perda de suor excessivo com emagrecimento. O raciocínio é: quanto mais você sua, mais calorias perde. Com certeza isso é um equívoco. Seu corpo realmente sua mais, mas isso acontece por dois fatores: primeiro porque ele libera calor durante qualquer esforço físico, para poder manter a temperatura interna entre 36 e 37,5º. Há liberação de calor, o que não quer necessariamente dizer perda de calorias.
O segundo motivo é porque, durante um treino de longa duração, sempre perdemos muito peso. Se nos pesarmos antes e depois, vamos ver variações de peso entre 0,5 até 2,5 kg. Isso porque nosso corpo perde muito líquido, junto com sais minerais como potássio, sódio, magnésio, entre outros que são fundamentais na contração muscular. Essa perda de líquido, além de não significar gordura, é extremamente perigosa, pois as funções básicas do corpo ficam comprometidas, o que pode causar muito danos, principalmente na hora da atividade física. Repare que, quando isso acontece, ao beber água ou bebidas energéticas seu peso rapidamente volta ao normal.
Quando você utiliza roupas que impedem a troca de calor com o ambiente, há aumento extremo da temperatura corporal, e o processo natural do corpo nesse caso é a sudorese, onde a intenção é o resfriamento interno natural, eliminando água para tentar equilibrar sua temperatura e evitar maiores danos. Então imagine forçar essa situação! A perda de água e sais acaba determinando riscos preocupantes de saúde.
O método ideal pra perda de peso continua sendo um equilíbrio entre treino, descanso e dieta. Forçando o suor você certamente apenas irá se desidratar, prejudicando seu treino e desempenho.