As férias estão chegando ao fim! E nesse novo post da Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e também consultora da Fisher-Price, vamos aprender juntos como fazer com que os pequenos voltem a se adaptar à rotina do dia a dia. E claro que Thomas e Seus Amigos serão fiéis escudeiros nessa fase.
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O retorno à rotina diária após as férias escolares
O momento das férias escolares – como pontuado no post sobre a importância desse período para os pequenos – é um tempo destinado ao lazer e ao descanso, sendo totalmente esperada uma flexibilidade da rotina diária por parte dos pais, especialmente, no que se diz respeito ao horário de dormir, acordar, comer e brincar da criançada. Afinal de contas, a rotina precisa e deve mudar nas férias, até para sinalizar à criança que esse período caracteriza-se pela ‘maior liberdade’ e pelo ‘tempo livre’ para muitas brincadeiras e diversão em família.
Portanto, quando afirmo sobre a flexibilidade dos horários, estou querendo dizer que é esperado que os pais permitam que o filho acorde e durma um pouco mais tarde e/ou que fique brincando por mais tempo, sem aquela obrigação em ter que tomar o banho para o jantar, por exemplo. Porém, para as crianças pequenas é aconselhado que a família continue sinalizando a elas que as atividades terão horário para começar e terminar. Esse aspecto, além de ‘organizar’ e ‘tranquilizar’ a criança, a ajudará ao retorno de sua rotina habitual ao final das férias.
E para diminuir os problemas enfrentados adiante, principalmente da ‘rigidez’ dos horários e do menor tempo destinado às atividades livres/não estruturadas, é recomendado que entre 10 e/ou 7 dias para finalizar as férias, os pais já se organizem para retornar aos horários habituais da família e das crianças. É preciso que toda a família, não somente os filhos, volte, por exemplo, a acordar e a dormir nos horários estipulados para o período escolar, e que retorne a ter a periodicidade definida para o café da manhã, almoço, jantar, hora de dormir e de brincar. Essa orientação de retornar aos horários habituais com certa antecedência é de extrema importância para a criança, e deve ser cumprida pelos pais, mesmo que a família ainda esteja viajando.
Além disso, os pais podem introduzir nos momentos em que todos estiverem juntos algumas situações prazerosas em retornar à escola, como encontrar os amigos, levar o brinquedo novo para os colegas conhecerem, levar as fotos dos lugares que viajaram nas férias e/ou relembrar momentos que foram e são marcantes para o filho no contexto escolar, como, por exemplo, a aula de artes e/ou outras situações vivenciadas.
E nesse finalzinho de férias, os pais podem, também, se dedicar a algumas atividades mais estruturadas como uma forma de sinalizar aos filhos que, daqui a pouco, as atividades/tarefas escolares também começarão novamente. Por isso, investir em leituras de livros e pedir para as crianças ajudarem a contar as histórias, fazer uma salada de frutas para o café da manhã e pedir para a criança ajudar a cortar e nomear as frutas escolhidas, cantar as cantigas do horário do lanche da escola e pedir para o filho ensinar a música para o papai e/ou para o brinquedo novo são alguns exemplos de atividades mais dirigidas e que podem, aos poucos, sinalizar para a criança que a rotina das férias está chegando ao fim.
Por último, gostaria de sinalizar que as crianças, desde que estejam saudáveis, devem começar a rotina habitual desde o primeiro dia de aula. Deixar o filho faltar e/ou permitir certa flexibilidade de horários por dó, ou porque a criança está muito manhosa, ou até porque os pais ainda estão de férias, não é aconselhado. Os primeiros dias de aula são importantíssimos para que a criança perceba que os outros amigos também estão retornando das férias e para que ela seja acolhida pelo professor, diante das atividades de readaptação do grupo. E com o exemplo e apoio dos pais diante do retorno às atividades e horários habituais da família, a criança se sentirá segura e feliz em retornar também ao seu dia a dia.
Um grande abraço, Teresa Ruas.