Criança que trabalha não dá trabalho. Não se trata de “trabalho infantil”: podemos trocar a palavra trabalho por “brincar de trabalhar”.
A italiana Maria Montessori, nascida em 1870, pedagoga, psiquiatra, filósofa, pesquisadora e educadora, pelo método por ela criado transformou a pedagogia no mundo inteiro.
Seu método diz que a criança é um ser completo, totalmente capaz, criativo e produtivo. Ela apenas precisa de liberdade para desenvolver suas atividades, pois torna-se pessoa através do trabalho e de sua sede de conhecimento.
As mesinhas, cadeirinhas e pias baixinhas próprias para crianças foram criadas por Maria Montessori.
Assim que a criança sai das fraldas, algumas tarefas do dia a dia podem ser realizadas.
Aos poucos a ensinamos, com nossos próprios exemplos, a ter uma pequena autonomia, cuidando de si mesma e ajudando em casa.
Podemos supervisionar, mas não ficar em cima, para que ela descubra sozinha como fazer melhor.
Algumas tarefas podem fazer com que ela se interesse mais em comer o alimento que descascou ou cortou.
Uma sinal de que está conseguindo uma nova forma de agir é ver a criança feliz!
Uma tabela de metas
De 2 a 3 anos
- Guardar brinquedos
- Tirar o prato da mesa
- Guardar sapatos
- Colocar a roupa suja no cesto
- Limpar pequenas superfícies
- Pegar frutas e legumes da fruteira, descascar mexerica, banana
- Pôr guardanapo na mesa
- Tirar a própria roupa
De 4 a 5 anos
- Arrumar a cama
- Guardar as roupas
- Ajudar a pôr a mesa
- Tirar o pó
- Regar as plantas
De 6 a 8 anos
- Lavar a louça
- Pôr e tirar a mesa
- Tirar o lixo da casa
- Varrer
- Lavar o quintal
- Guardar compras
- Pendurar roupa no varal de chão
De 9 a 11 anos
- Preparar lanches rápidos
- Limpar móveis
- Limpar espelhos
- Trocar a roupa de cama
- Cuidar dos animais de estimação
- Ajudar no preparo das refeições
- Guardar a louça
- Fazer lista de compras simples em supermercado
De 12 a 14 anos
- Limpar o banheiro
- Pôr roupa para lavar
- Passar pano no chão
- Cuidar das plantas
- Cuidar dos irmãos mais novos
- Preparar pequenas refeições
- Fazer compras rápidas
- Separar contas para pagar
Expectativa e realidade
Tudo é muito bom na teoria, mas vamos tentar na prática? Pode dar certo!
Basta ter paciência para ensinar – é necessário termos crianças e adolescentes mais participantes e compreensivos dentro de casa.
Abraços
Jane Fiorentino
O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor – escrito por Jane Fiorentino.