Tipos de saia

Saia é uma das peças mais femininas que existem. Mas cada uma tem sua peculiaridade, e é preciso conhecê-la para saber se ela combina com você, e principalmente com seu formato de corpo.

Segue alguns dos principais modelos que vemos na moda ultimamente.

 

Saia plissada

O tecido deste tipo de saia possui um efeito semelhante ao de uma sanfona, pelo fato de receber diversas dobraduras, aplicadas no próprio tecido. Ideal para as mulheres magras, pois tende a aumentar a silhueta

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-01

Saia de pregas

Diferente da plissada, as pregas são feitas no momento da costura das peças e reforçadas posteriormente. As saias de pregas aparecem em filmes americanos e foram utilizadas como uniformes de escola, dando um ar fetichista à peça. Remetem a um visual mais “menina” – por isso, estão restritas a mulheres mais jovens.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-02

Saia godê

Essa saia é típica dos anos 1950 e 1980 e, nos dias de hoje, é sinônimo de romantismo e feminilidade. Caracteriza-se por ser bem rodada e solta, dando movimento ao visual, e por marcar a região da cintura. Use com blusas mais secas, já que elas aumentam a região dos quadris.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-03

Saia drapeada

Possui como característica o efeito “enrugado” do tecido, e fica bem ajustada ao corpo. Pessoas que estejam um pouco mais cheinhas devem tomar cuidado com o volume que o drapeado dá à silhueta.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-04

Saia de babado

Esse tipo de peça pode possuir diferentes tipos de babados – regulares, irregulares,  em camadas, com textura ou em rufos, que podem aparecer em toda a saia ou apenas em áreas localizadas, como na barra. Adiciona mais volume à silhueta; por isso, não é o modelo mais indicado para as cheinhas.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-05

Saia evasê

Também conhecida como “saia em A”, essa peça tem uma modelagem que começa justa na região da cintura e se alarga na parte inferior, que geralmente chega até a altura dos joelhos. O modelo é ícone de vanguarda – surgiu na década de 1960 – e pode ser amplamente utilizado tanto por mulheres mais novas como por senhoras, modernas e conservadoras.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-06

Saia longa

Pode ser usada por todas as mulheres: para as mais altas e magras o melhor são os modelos estampados e volumosos. Já as mais baixas e com quadril avantajado devem usar modelos mais fluidos, sem drapeado ou franzido e em cor escura. Aposte nas de cintura mais alta, com blusa por dentro e casaquinho ou jaqueta mais curta: isso alonga a silhueta.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-07

Minissaia

A mais sensual de todas as saias é indicada para mulheres que têm as pernas bem delineadas, já que as evidencia.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-08

Saia reta

O tamanho da região da cintura não difere tanto do tamanho da barra. Esse tipo de saia é o mais básico de todos e, por isso, ideal para ser usado com tops mais volumosos e chamativos. Não é um modelo aconselhável para quem tem o corpo mais quadrado, pois não dá o devido destaque à região da cintura.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-09

Saia tulipa

Tem a barra mais estreita e ajustada ao corpo, e o volume fica na parte superior da saia. É o modelo ideal para mulheres altas e bem magras, que querem aparentar ter medidas extras no quadril e no bumbum, pois é justamente esta a impressão que a saia dá. Caso contrário, é melhor fugir da modelagem, que só tende a desfavorecer quem já tem quadril e bumbum avantajados por natureza!

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-10

Saia lápis

É aquela famosa saia de executiva… Justa no corpo, afunila desde a cintura até as coxas e costuma cair muito bem em corpos proporcionais (tipo ampulheta) ou em mulheres magras. Mas se o quadril for largo demais, a saia corre o risco de ficar enrugando nesta área e subindo cada vez mais ao andar, gerando um enorme incômodo.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-11

Midi
Seu comprimento fica entre quatro dedos abaixo do joelho e a panturrilha. Os modelos mais vistos atualmente são o godê e o evasê (em A), acinturados e fluidos. O godê, por ser bem rodadinho, confere uma aparência retrô, que remete aos anos 1950, época da qual o midi foi emprestado. Mas ainda dentro da tendência atual é bem comum ver midis mais afunilados, muitas vezes totalmente grudados ao corpo. As baixinhas devem tomar cuidado, pois seu comprimento achata a silhueta.

fiorentino_decifrando_moda_tipos_de_saias-01-12

 

 

Compartilhe

73 thoughts on “Tipos de saia

  1. RAFHAELA JEANINNE says:

    Ola, boa tarde! Sou alta (1.80), cintura fina, quadril largo, bunda grande e coxa larga por natureza.. eu tenho que usar roupas mais largas ou mais justas na parte de baixo?! Porque tenho a impressão que roupas mais largas vão me deixar mais larga, mas as justas vão marcar e evidênciar ainda mais! Ah, e minha intensão é de tentar disfarçar pricipalmente o quadril. Obrigada!

  2. Sabrina Guimaraes says:

    Ola, amei todas as dicas… Amo você também… Linda, Chique… Dá vontade de ser !!! Mas qual estilo indicado para as altas e cheinhas?

    Beijos.

    • Rayane says:

      Tipo o midi- godê esses que abrem no final e em cima pode ser blusas que cruzem atrás, mas elas tem que ser lisa e bem simples já que a saia já chama atenção, a meu ver

  3. Anytta Fernanda Campos ( meu face) says:

    Tirei muitas duvidas a respeito das saias pois tenho as pernas não tão cumpridas, e grossas torneadas, e sempre tive medo de erra, mais com essas dicas vou saber acerta no look.

  4. Rosiame says:

    Olá adoroooo suas dicas.
    Mesmo com as dicas acima sempre fico em duvida em relação ao meu corpo tenho cintura fina e quadril largo… Parece que tudo que coloco ficar vulgar.

    Muito obrigada
    Rosiane

  5. Ana Carolina says:

    Muito boa as indicações, porém, a maioria das indicações foram para mulheres magras, e quando fala-se nas mais cheinhas é sempre: não é indicado para as cheinhas. E como ficam as cheinhas ou de quadris grandes, seria interessante indicar pra elas também, por exemplo para mim que tenho quadris grandes. Obrigada

  6. Jocivalda says:

    A maioria das pessoas que falam e entendem muito de moda, passam dicas que ajudam bastante, contudo pouco se fala das mulheres que estão com mais idade e se fala o tempo todo que tal modelo ou aquele modelo não fica bem para as mais “gordinhas ou cheinhas”. Tudo é mostrado para melhorar a aparência de um grupo de pessoas. Isabela sou sua fã acho seu trabalho incrível mas gostaria de ver você dando dicas também para as mulheres que não tem a “beleza” que é imposta pela sociedade.
    Nós “gordinhas ou cheinhas, acima de 50 anos” também queremos estar bem vestidas.

  7. Daiana says:

    Fiquei com a impressão,de que pessoas mais cheinhas não devem usar saias, a maioria dos modelos apresentado diz que é para mulheres magras,Será que as gordinhas não merecem se sentir bonitas de saia ?

  8. Cassia Santos says:

    Bom dia! ISABELLA tenho um quadril bem largo, largo mesmo e uma cintura bem fina sem barriga e gosto muito de saia mas vc não postou nenhuma pro meu tipo de corpo bjs Cassia

  9. Eliete says:

    Olá..Isabella Boa noite
    Preciso de uma ajuda , tenho um jantar entre amigos do trabalho, gostaria de saber que look posso usar nessa ocasião.. Sou magrinha, então tudo para mim fica feio aff.. pensei em vestir uma saia longa estilo seda de onça, mas a saia longa estampada ficou melhor serve?? o que posso vestir, me ajude..6384173348 whatsap

  10. vitoria lemos says:

    Isabella tenho 13 anos e gosto muito de saia plissada e saia gode mais tenho o qualdril meio largo e quando uso esse tipo de saia me acho estranha!!!!!!!!!!!!!!o que eu faço?

  11. Daniela Lopes says:

    Todos os looks são lindos, porém, só modelos magras. Poderia ser feito um post com mulheres baixas, acima do peso, alta e acima do peso e talvez nem acima do peso mas, que tenho o corpo de brasileira, não tão seca…mais real.

  12. Mariana says:

    Oi Bella, tem um churrasco para ir a noite e nao sei o que usar. Aonde moro é quente. O evento sera na casa do diretor da empresa aonde trabalho, queria usar algo sem chamar muito atençao. O que você aconselha?

  13. Daniela says:

    Gostaria de saber qual o tipo de saia posso usar para ir num barzinho á noite, tenho 21 anos 1,60 cm de altura e sou gordinha.. Preciso de sua ajudaa Isabella

  14. Marcela Alves says:

    Oi, eu tenho 1,58 de altura e estou com 36 kg,pois estou amamentando, meu peso normal é 38 kg. Sou muito magra e toda saia que coloca me deixa achatada, gostaria de saber qual o modelo ideal de saia pra mim! Não tenho muito quadril, tenho mais busto e meus ombros são largos! ?

  15. monique says:

    Isabella,voce tem alguma ideia pra alguma mulher alta(1,78),mas so que com os ombros mais largos,uma cintura mais fina,e as pernas bem fininhas.Obs:nao gosto nem de comprimentos longos nem de estampas.

  16. Débora Silva says:

    Bom Dia BELLA!
    Bella, tenho um quadril muito largo e gostaria de fazer para um casameto uma saia midi lisa e uma blusa de renda, você acha fica bem?
    tenho 1,69 de altura e peso 90kg.

  17. Claudineia says:

    Isa eu gosto muito de assistir o seu programa.
    Ei queria uma dica eu tenho o quadril grande porém não tenho barriga e tenho coxas grandes
    Qual tipo de saía fica bom

  18. Aparecida Lopes Ferreira says:

    Oi Bella eu tenho 1,58 e pra variar estou fora de peso. Sou evangélica e não sei combinar roupas nem cores e nem sapatos. Gosto de saias mas amo vestidos. Mas infelizmente tenho poucos roupas e sapatos também. Mae ajude no meu visual por favor com dicas. Ah sou mulata cabelos curtos pretos. Amo sapato de saltos alto.Tenho 52 anos.

  19. Julia Rodrigues says:

    Informativo, porém problemático. Deixou transparecer que mulheres gordas devem evitar usar saias. Acredito que somos livres para vestirmos o que desejamos, o que nos faz se sentir bem e felizes, não importando idade, altura ou medidas.

  20. Marina says:

    Não acho que a saia de pregas é só restrito às mais jovens. Se pega bem na pessoa, não tem problema nenhum ela usar, independente da idade. O importante é se ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *