Já ouviu falar no método Tabata? Não é um conceito tão novo assim, mas continua sendo um treino que dá muitos resultados, principalmente para quem tem pouco tempo disponível e precisa fazer um treino mais rápido e eficaz.
Cada “Tabata” dura 4 minutos, divididos em rounds de 20 segundos fazendo o exercício com 10 segundos de descanso, repetindo a série de acordo com as especificidades do treino. Esse processo é repetido por 8 vezes.
É importante dizer que o método traz um gasto calórico elevado, e ainda deixa o metabolismo mais ativo por horas após sua realização. Mas isso não quer dizer que emagrece. O emagrecimento se dará através de um gasto calórico negativo no dia, ou seja, gastar mais do que consome.
É indicado fazer o método de duas a três vezes por semana no mínimo, e de três a sete para melhores resultados a curto prazo. Dá para fazer um treino com várias “Tabatas”; isso depende de seu condicionamento físico, mas o melhor é mesclar com outros tipos de treino.
Dá para montar diversas variações, mesclando musculaturas diferentes, estímulos diferentes… Vou propor um básico, usando o peso do corpo para exemplificar. Mais pra frente, passo mais exemplos e outras séries do método! O ideal é pesquisar, no YouTube ou em outras redes, por “Tabata”, para encontrar as músicas específicas para o treino. Elas avisam o descanso e o tempo ativo. É uma boa opção para não precisar ficar cronometrando os períodos.
ROUND 1
20’’ BURPEE
20’’ CLIMBER MOUNTAIN
20’’ PRANCHA BRAÇOS RETOS
ROUND 2
20’’ AGACHAMENTO
20’’ FLEXÃO DE BRAÇO
ROUND 3
20’’ POLICHINELO
20’’ ABDOMINAL RETO
ROUND 4
20’’ AVANÇO
20’’ AGACHAMENTO ISOMETRIA
20’’ POLICHINELO
Se você tiver alguma dúvida sobre esse treino, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! Você pode acompanhar alguns outros treinos dele em seu Instagram @raphael.fiorentino.costa
O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.