Duas vezes ao ano, o mundo da moda volta seus olhares para as passarelas no evento que chamamos semana de moda ou fashion week. Mas antes de tudo, você sabe como surgiu a semana de moda?
O que é a Semana de Moda Hoje?
Em quatro cidades estratégicas na indústria e na comunicação de moda, estilistas apresentam suas coleções com as novas tendências para editoras, fotógrafos, influenciadores e celebridades. Agora, com a tecnologia e os desfiles digitais, podemos acompanhar as novidades quase em tempo real e até assistir a alguns ao vivo.
Atualmente o calendário acontece duas vezes ao ano: em fevereiro a temporada das coleções de Outono/Inverno, e em setembro, a temporada das coleções de Primavera/Verão. Anteriormente à essas temporadas, acontece a semana de moda de alta-costura em Paris.
História das Semanas de Moda
Antes de mais nada, é realmente comum acharmos que Paris, como a capital da moda, foi a primeira a ter um Fashion Week né? Mas na verdade não foi bem assim!
A Sazonalidade – Coleções por Estação do Ano
Primeiramente, Paris teve sim, seu lugar, ainda antes do formato da semana de moda surgir.
No fim da década de 1850, na França, Charles-Frédérick Worth, considerado o pai da alta-costura, desenvolveu o formato de criar roupas por estações do ano, que deu origem ao calendário da moda atual.
Foi aqui também que os manequins foram trocados por modelos. Ou seja, foi Charles-Frédérick que direcionou as coleções sazonais e desfiles como conhecemos hoje. Ainda assim não era no formato de “semana de moda”.
Desfiles em Nova York
De acordo com o livro de William Leach, “Land of Desire”, alguns desfiles começaram a acontecer em 1903 em Nova York, mais especificamente em uma loja chamada Ehrich Brothers.
Nesse meio tempo, nos anos 1920, os desfiles já estariam acontecendo em várias lojas de departamento e hotéis. Logo depois, estilistas renomados da época também embarcavam na realização de desfiles, porém exclusivos para clientes e convidados.
Foi em 1943 que a semana de moda viria a ser algo mais parecido com o que conhecemos hoje. A jornalista Eleanor Lambert decidiu unir vários desses shows em um período de tempo específico.
A Primeira Fashion Week
A primeira semana de desfiles foi chamada de “Press Week” em Nova York. A ideia era agrupar vários desfiles em um período de tempo. Acima de tudo, era uma semana para impulsionar a moda americana durante a ocupação na França.
Foi uma semana de moda feita para a imprensa nos moldes do que hoje é a New York Fashion Week.
Retomada dos Desfiles em Paris
A história dos desfiles é retomada em Paris em 1947, no pós-guerra. Foi neste ano que Christian Dior apresentou sua famosa coleção Corolle, marcando a moda com o icônico New Look da Dior. Foi também nesse desfile que o estilista convidou incontáveis jornalistas para a apresentação de sua coleção, mas era apenas uma coleção e não uma semana de moda.
E Quando Surgiram as Outras Fashion Weeks?
Ao longo dos anos seguintes, nascem as semanas de desfiles próximas aos moldes que conhecemos nas outras capitais da moda:
- Milão (1958)
- Paris (1977)
- Londres (1984)
Atualmente as temporadas contam com os desfiles de alta-costura (que acontecem apenas em Paris) e os desfiles prêt-à-porter, que acontecem em 4 grandes cidades (Nova York, Londres, Milão e Paris, nessa ordem) . Paris é a única cidade com uma semana para o prêt-à-porter e outra para a alta-costura.
E claro, há várias capitais espalhadas pelo mundo que também já têm suas semanas de moda.
São Paulo, Cidade do México, Copenhague, Berlim, Estocolmo, Toóquio e muitas outras.
Semanas de Moda 2022 – Segundo Semestre
As coleções de Primavera/Verão estão previstas, nas quatro capitais da moda, em:
- Semana de moda de Nova York: 09 a 14 de setembro
- Semana de moda de Londres: 16 a 20 de setembro
- Semana de moda de Milão: 20 a 26 de setembro
- Semana de moda de Paris: 26/09 a 04 de outubro
As semanas de moda masculina e de alta-costura (em Paris) abrem a temporada acontecendo sempre antes dos desfiles nessas 4 cidades.
Por fim, as semanas de moda vão muito além de ditar tendências, elas impactam positivamente o turismo em cada respectiva cidade onde os shows acontecem. Assim como têm iniciativas para aproximar a moda do mundo real e de pessoas reais.
O calendário de moda foi se adaptando e hoje se tornou muito mais flexível, exceto pela Semana de Alta-Costura de Paris. Afinal, muitas marcas não desfilam mais nas semanas de moda e escolhem se apresentar de forma independente ou online, outras ainda apresentam coleções extras, como a Cruise/Resort, que tem como foco as peças de verão.
E aí, você já sabia sobre a história das semanas de moda?
Clique aqui para entender também a diferença entre prêt-à-porter e haute couture.