Nail art além da estética

Não é novidade que a nail art está super em alta e cada vez unhas mais artísticas, ousadas e malucas não só em cores e desenhos, mas também nas formas, estão por aí. Mas você tem ideia da origem e do real significado cultural por trás desse fenômeno? Foi lendo uma matéria na Elle, essa semana, que eu me dei conta disso e senti vontade de compartilhar aqui.

As unhas como forma de expressão são usadas desde 3000 a.C na China, segunda a artista transdisciplinar Cyshimi (nome artístico de Viviane Lee Hsu). De acordo com a artista, o nail art atual está bastante relacionado à apropriação cultural, uma vez que se utiliza de elementos com significados sócio-culturais de identidade de comunidades, majotariamente de mulheres negras, asiáticas, latinas e trans. Na atualidade, vê-se esse contexto histórico se perdendo ao dar crédito ao pioneirismo nas unhas artísticas a celebridades como Beyoncé, Cardi B, Nicki Minaj e Rosalía, por exemplo.

Cyshimi é uma estudiosa do assunto e têm trazido esse assunto à tona a fim de resgatar essa ancestralidade. Como ela, há também a irmandade Long Nail Goddesses (em tradução livre: “Deusas das Unhas Longas”), que tem como membros mulheres que se expressam através de suas unhas de até 50 cm de cumprimento.

Além do resgate ancestral e de decolonialidade, Cyshimi também usa as unhas – suas próprias, inclusive -, como base de experimentação em seu trabalho e chega a levar mais de um dia para completar as duas mãos.

Leia a matéria original na Elle para conhecer mais sobre o trabalho de Cyshimi.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *