Na semana passada contei um pouquinho sobre a história das semanas de moda, mas fiquei pensando, você sabe qual a diferença entre elas?
Se você não entende ou trabalha com moda, elas podem parecer todas iguais, mas na verdade cada uma delas têm suas particularidades.
Além dos estilistas presentes em cada calendário, a forma que as semanas surgiram, a cultura local, a importância e influência da cidade na moda definem algumas diferenças.
Você já sabe a ordem de acontecimento e história delas, mas é importante entender também a ordem ordem de importância das semanas de moda:
- Paris
- Nova York
- Milão
- Londres
Semana de moda de Paris (Paris Fashion Week)
Paris Fashion Week é a mais importante e disputada das quatro semanas de moda e sempre fecha as temporadas. As coleções são mais conceituais, assim como as semanas de Milão e Londres.
Na prática, isso significa que são coleções menos literais, ou seja, você não verá exatamente tudo que está ali na passarela sendo vendido nas lojas.
Além disso, há eventos paralelos aos desfiles e várias passarelas por toda cidade. A semana de moda da Cidade Luz na verdade dura mais do que uma semana, variando entre 9 e 10 dias de desfiles.
Paris também é a única que tem uma semana para prêt-à-porter e outra para a alta-costura ou Haute Couture (essa acontece antes de todo esse calendário, junto a semana masculina).
Semana de moda de Nova York (New York Fashion Week)
No calendário é a primeira a acontecer. E como expliquei na história das semanas de moda, foi também a primeira semana de moda mundial. Enquanto Paris estava isolada do mundo da moda por causa da segunda guerra, os nova-iorquinos aproveitavam para apresentar o trabalho de seus estilistas para o mundo.
A semana de moda de Nova York é considerada a mais comercial, ou seja, o que é exibido nas passarelas é exatamente o que você vai encontrar nas lojas. Isso gera um grande fluxo de caixa para as marcas.
Durante a semana os showrooms das marcas ficam abertos e recebem os compradores e representantes de multimarcas – esses ocupando os lugares na primeira fila dos desfiles.
Semana de moda de Londres (London Fashion Week)
A segunda temporada, costuma ser uma semana que apresenta inovações: novidades em tecidos, padronagens e acabamentos, de acordo com a cultura local de cada marca. Além de misturar moda com outras formas de arte, política e meio ambiente.
Também há uma seleção de novos talentos, feita pelo Conselho de Moda Britânico, que fornece incentivos financeiros para a apresentação das suas coleções em um dia específico.
Semana de moda de Milão (Milano Fashion Week)
A terceira no calendário, é a semana com mais tradicionalismo e que acontece desde sua criação sem interrupções.
Marcas clássicas italianas como Dolce & Gabbana, Fendi, Giorgio Armani, Gucci, Versace, Roberto Cavalli, Moschino, Bottega Veneta, Emilio Pucci, Max Mara e Prada expõem as suas obras.
Além disso, a cidade de Milão abraça a festa por completo, sendo tomada por eventos relacionados à moda, como exposições e palestras, a maioria abertos ao público geral.
E aí, gostou de entender um pouquinho da diferença entre as semanas de moda? Me siga no Instagram para saber mais.