Não há uma data exata que marca o surgimento do xadrez mas, há indícios arqueológicos que mostram que a padronagem (saiba a diferença entre estampa e padronagem) possa ter sido usada por celtas, antes mesmo de Cristo. No entanto, foram os escoceses que difundiram um dos mais clássicos tipos de xadrez, o Tartã, à partir do século VXII. Desde então, o xadrez ganhou novas cores e padrões e tornou-se um grande clássico da moda.
Conheça os diferentes tipos de xadrez
– Tartã ou Tartan
Xadrez originário da Escócia, é até hoje usado na vestimenta mais típica do país, o kilt, uma espécie de saia masculina, com suas variações de cores e larguras de linhas, representando famílias. Fora deste contexto cultural, o tartan é um dos xadrezes mais tradicionais da moda. É caracterizado por linhas de diferentes cores e larguras que se cruzam formando retângulos e quadrados.
– Tattersall
O quadriculado do xadrez Tattersall é feito por linhas finas. Esse é um dos mais antigos xadrezes que se tem conhecimento e é muito utilizado em camisaria.
– Argyle
Também de origem escocesa, esse xadrez é formado por losangos e muito tradicional em peças como meias-calça, suéters, cardigãs e coletes.
– Burberry
Criado e patenteado em 1924 pela grife francesa Burbuerry é um super clássico da moda, especialmente nas peças marca como o icônico trench-coat, guarda-chuva e bolsas.
– Vichy
Leva esse nome por ter sido criado na cidade francesa homônima. É um ícone dos anos 1950 e 1960, o que confere um toque retrô quando utilizada nos dias de hoje. Seu quadriculado é composto por duas cores, geralmente o branco sendo uma delas e a combinação com vermelho ou preto as mais clássicas. É o xadrez das toalhas de piquenique.
– Buffalo
O mais grunge dos xadrezes, é comum que apareça em peças de flanela, especialmente camisas, quase sempre com a presença do vermelho e preto entre as cores.
– Madras
Por ter origem indiana, aparece em tecidos mais leves, e seu padrão é mais colorido e com cores mais quentes.
– Grid
O mais simples e modernos dos xadrezes, tem seus quadrados uniformes e grandes, formados por linhas finais de uma única cor contrastante com o fundo. Também é conhecido como windowpane, por lembrar janelas quadriculadas.
– Príncipe de Gales
Comum no vestuário masculino e em peças de alfaiaria, esse padrão foi popularizado pelo Duque de Windsor e caracteriza-se por ser mais sutil, com o cruzamento de linhas finas pouco contrastantes com o fundo.
– Pied-de-poule
Diferente dos outros tipos de xadrez, não é exatamente quadriculada com linhas retas. Seu desenho lembra a pegada de uma galinha, por isso o nome pied-de-poule, em francês, que significa pé de galinha. Se tornou um dos mais clássicos e elegantes depois de utilizado por Coco Chanel, em talleirs. É bem invernal e costuma aparecer em tecidos mais pesados, como o tweed.
– Pied-de-coq
Em tradução livre, do francês, significa “pé de galo”. É a versão maior do pied-de-poule.
Agora que você conhece os diferentes tipos de xadrez, que tal se inspirar em alguns looks?
Me conte qual é o que você gosta mais e como gosta de usar. Ah e eu publiquei um vídeo no Instagram que você pode assistir explicando todas essas diferenças.
Amei as dicas!!!
Legal saber sobre os tipos de xadrez e saber como usá-los
Olá, querida. Posso usar essas imagens num post do meu brechó?